Politiquices à parte
- Story of my life Blog
- 15 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Ontem foi um dia muito especial para mim e para o Lar da Santa Cruz porque tivemos connosco pessoas muito importantes e que me surpreenderam de forma incrível, a Ministra do trabalho, da solidariedade e da segurança social, a Presidente da Câmara de Matosinhos e a vereadora social, o Diretor do centro distrital de segurança social do Porto e a vice-diretora, e a nossa querida Drª Noémia Pires, Presidente do Lar da Santa Cruz. E sabem que mais? Quase todos conheciam o meu blogue, bem…. que honra, que responsabilidade e que vergonha, tudo ao mesmo tempo. E antes de continuar queria esclarecer que não percebo nada de política, mas nadinha mesmo, é uma falha que tenho de corrigir em breve. E por isso este meu texto é apenas sobre pessoas e o que senti ao falar com elas.
Para vos ser honesta devo dizer que não estava nervosa por ter a ministra na minha casa e sabem porquê? Porque já tínhamos trocado mensagens e percebi logo que era uma pessoa muito disponível, acessível e com os pés bem assentes na terra. Quando a vi, ontem, cara a cara, apresentou-se com um sorriso enorme que apesar da máscara deu para sentir e mostrou ser uma pessoa, que para além de uma energia imensa, estava realmente interessada em ouvir cada uma de nós. O que é tão raro nestas coisas, só a presidente da Câmara é que costuma fazê-lo, porque normalmente fazemos de bibelot ou de plateia apenas, enquanto a conversa decorre “entre os adultos” numa linguagem indecifrável para nós.
Mas desta vez foi mesmo diferente, a sra. ministra queria mesmo ouvir-nos, muitas meninas até ficaram confusas como é que aquela senhora tão importante estava a dizer que queria saber as ideias e sentimentos delas. Houve até quem duvidasse que ela trabalhava mesmo para o governo, porque na televisão os políticos são homens de fato cinzento a dizer coisas chatas e complicadas (e que ouvimos enquanto esperamos que comece a novela).
Claro que arrumámos bem a casa e vestimos umas roupas giras, mas depois foi como se estivéssemos a receber amigos. A presidente da Câmara de Matosinhos já nos conhece desde o tempo em que era vereadora (há tantos anos atrás) e é presença assídua lá no lar e a Sra. Ministra falou com tanta descontração e graça que também parecia que nos conhecia há muito tempo. E sempre com o amparo da nossa presidente da direção que não perde uma oportunidade de nos elogiar em público. Foi um dia incrível, mesmo.
Apesar do sentimento da vaidade ter uma conotação negativa, foi o que senti ontem. Senti-me vaidosa da minha casa e dos meus, e claro do meu blogue! Não estou a colocar os nomes das pessoas todas porque se tornaria cansativo para quem está a ler e porque não é uma reportagem de jornal, é a minha alegria posta em palavras por mais um dia tão bom que me foi proporcionado desta vez por pessoas que nunca me passaria pela cabeça um dia conhecer e falar de forma tão cúmplice.
Depois de terminada a visita, que foi feita com mil cuidados e constrangimentos por causa da pandemia (não imaginam a vontade que tive de abraçar a ministra, mas era impossível!) e de todos terem ido embora, as meninas ficaram mais à vontade para fazer barulho e trocar ideias sobre aquele fim de tarde. Conversar com aquelas mulheres que exercem funções de alta chefia e perceber que também são mães, filhas, donas de casa e que nem todas sabem cozinhar, ou que algumas vieram de realidades muito humildes, motivou-nos a ambicionar mais para o nosso futuro, sem medo!
Obrigada a todos, e em especial à Dra. Ana Mendes Godinho

Comments