Convicções e escolhas
- Story of my life Blog
- 22 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Há cerca de 3 anos optei por uma alimentação quase totalmente vegetariana, por motivos que mais adiante explicarei. Esta decisão trouxe uma grande alteração na gestão das ementas aqui da instituição. Algumas dores de cabeça ao nível do planeamento e funcionamento da cozinha, mas nunca me disseram que não era praticável ou me tentarem fazer mudar de ideias.
Depois da minha decisão, entrou uma outra menina que também é vegetariana e, entretanto, também uma nova técnica e funcionária que o são, e desde então tornou-se mais fácil mas desafiante neste contexto.
Ora vejamos, eu só como (ainda) peixe, sim ainda faço batota só deixei a carne. As ementas no lar são feitas por semanas e tendo em conta os donativos que recebemos (e algumas compras que se têm de fazer, claro), alternando-se sempre entre carne e peixe para uma maior variedade de nutrição. Bem... e eu vim baralhar o esquema todo! E desde então há SEMPRE uma segunda opção vegetariana (ou com peixe) às refeições. Sei que para além dos constrangimentos, contribui para uma maior sensibilização das minhas colegas de casa para estas questões e abri (sem querer) mentalidades e formas de encarar a cozinha e os alimentos.
Claro que isso exigiu de mim também uma pesquisa grande sobre alternativas de receitas (lembro que fiz o curso profissional de cozinha), e hoje em dia comemos no lar deliciosas quiches de legumes ou feijoada vegetariana que se tornou uma especialidade.
Tomei esta decisão porque acredito que o sofrimento causado à grande parte dos animais que são consumidos pelo ser humano, não se justifica perante uma variedade de alimentos disponíveis como frutas, leguminosas, oleaginosas e legumes. O planeta está carregado de sofrimento e dor, e eu quis ajudar de alguma forma, sei que o facto de não comer carne parece que não é grande coisa, mas a meu ver isso já é fazer a diferença para um mundo melhor.
Os maiores desafios foram (e são): abdicar da canja de galinha que era uma das minhas sopas favoritas, o facto de ainda não haver uma opção vegetariana em todos os restaurantes (o que se torna bastante frustrante) e criar receitas novas e diferentes do habitual que todos gostem.
Acredito mesmo que esta minha opção é um importante contributo para a sustentabilidade do planeta e o bem-estar animal.
Não custa assim tanto, por exemplo, optar por uma segunda-feira sem carne, pois não? Pensem nisso...

Comments